- Curando Interiores por Maitê Orsi
- Posts
- Redescobrindo a Conexão Interior
Redescobrindo a Conexão Interior
O nosso ambiente é um reflexo do nosso interior?
Vamos dar uma busca na filosofia, na psicologia e na neurociência para estruturar esta reflexão que clama por uma resposta!
Mora na filosofia
Filosoficamente, podemos considerar esta idéia através do conceito de "extensão do self" proposto por William James. Ele argumentava que nossas posses e ambiente são uma extensão de nossa identidade e personalidade.
O filósofo Alain de Botton, em seu livro "A Arquitetura da Felicidade", explora como os espaços que habitamos influenciam nosso estado mental e bem-estar. Ele argumenta que nossa casa é uma manifestação física de nossos valores e aspirações.
E na psicologia
Já o psicólogo analítico Carl Jung, falou de forma profunda e consistente sobre a casa como um símbolo do self no inconsciente, refletindo aspectos de nossa psique.
O Self é o arquétipo que representa a totalidade integrada da psique, unificando o consciente e o inconsciente, simbolizando a plenitude, a unidade e a realização máxima da personalidade humana. O arquétipo é um modelo universal ou símbolo primordial presente no inconsciente coletivo, que representa padrões fundamentais de pensamento, emoção e comportamento humanos.
C. Jung destacou como os espaços em que vivemos podem ser reflexos poderosos de nossa vida interior.
O cérebro responde
Do ponto de vista neurocientífico, nosso ambiente tem um impacto direto em nosso cérebro e funcionamento cognitivo, e como ambientes enriquecidos (com mais estímulos) promovem a neurogênese (que é o processo pelo qual novos neurônios são formados no cérebro a partir de células-tronco neurais, contribuindo para a plasticidade e a capacidade de renovação do sistema nervoso) no hipocampo, área associada à memória e aprendizagem.
Pesquisas no Salk Institute demonstraram que nosso ambiente físico pode influenciar a expressão genética e a plasticidade neural.
Um estudo na revista Scientific Reports (2019) mostrou que a exposição a ambientes naturais ou imagens da natureza ativa o córtex pré-frontal ventromedial, área associada ao bem-estar e redução do estresse.
Um montão de evidências
São muitos estudos, evidências comprovando, orientando e apontando para que olhemos com muita atenção para ele, o nosso ambiente!
Estou citando apenas umas linhas em cada campo de conhecimento apenas para dizer o quão relevante este assunto é e de que há evidências substanciais de diferentes campos que apoiam a ideia de que nosso ambiente doméstico reflete e influencia nosso estado interno.
Isso ressalta a importância de criarmos espaços que promovam bem-estar e expressem nossa identidade.
Refletirmos sobre a urgência de entendermos a importância do ambiente ao nosso redor é primordial, entendermos a correlação entre nossos espaços moldando nossas experiencias e memórias e podermos lidar com conhecimento aplicado para moldá-lo de modo a nos moldar adequadamente.
Não paro de falar sobre isto
Falo sobre isto o tempo todo, nas minhas redes sociais, como no Instagram(@maite.orsi_) no meu canal homônimo à esta News, Curando Interiores, no YouTube.
O ditado diz, a boca fala do que o coração está cheio, ou seja as palavras refletem os sentimentos e pensamentos, objetos de estudo, reflexões e prática.
Vou falar aqui três itens que tem importância de base nesta construção para termos ambientes que não só nos representem bem mas que também sejam capazes de nos elevar, agindo como os parceiros ideais para nossas emoções positivas, reações e decisões. Escolhi um problema que nos assola nos dias atuais, a ansiedade e como minimizar seus efeitos através do ambiente.
O foco é no ambiente para desligar o sinal de alerta
1-Se você é uma pessoa ansiosa, cerque-se de cores suaves em composição de baixo contraste.
2-Tire proveito dos sentidos criando uma atmosfera multissensorial, coloque no seu ambiente trilhas de sons da natureza ou sons binaurais em volume baixo e relaxante.

Atmosfera elaborada para o relaxamento
Acrescente um difusor com gotas de óleo essencial de lavanda ou ylang ylang, ao ambiente, lembrando que pode ser também um banho aromático, ou mesmo esfregar as palmas das mãos com gotas de um destes olhos essenciais de modo simples e imediato.
3-Coloque plantas naturais, flores para enriquecer seu ambiente, nutrir o ar, humanizar e tranquilizar.

As plantas compõe bem, humanizam e enriquecem o ambiente
Esta atmosfera cuidadosa, composta por estes três que mencionei irá reduzir a ansiedade e aumentar a calma, estimulando o relaxamento.
A conexão Interior
A conexão entre nossa mente e o ambiente vai muito além da estética. Ela toca as profundezas do nível abaixo da consciência além do consciente, se o ambiente está bem planejado, nutrirá a nossa necessidade inata de conexão com a natureza e sinalizará para nosso cérebro estados de segurança e bem-estar.
Ao projetar espaços que honram essa conexão, criam-se ambientes que não apenas abrigam nossos corpos, mas também nutrem nossas almas e mentes, promovendo uma existência mais harmoniosa e plena.
Me conte aqui, depois de enriquecer o seu ambiente com estes três itens, como se sentiu?
Transforme seu ambiente, transforme sua vida!
Abraços
Maitê
Reply