- Curando Interiores por Maitê Orsi
- Posts
- Qual deve ser o Estilo de Vida na era da Inteligência Artificial?
Qual deve ser o Estilo de Vida na era da Inteligência Artificial?
Ambiente, Design, Estilo de Vida e Inteligência Artificial

É inegável o fato da mudança de estilo de vida nestes dois últimos anos em face do progresso tecnológico. Vemos por um lado soluções mais rápidas para as questões gerais, profissionais, escolares, por outro lado um volume de pessoas esgotadas, sobrecarregadas, confusas e com futuro incerto.
A velocidade dos fatos, a incerteza, medo e o desconforto tem sido frequentes na vida da maioria em face destas inovações.
Estamos às portas do transumanismo, com implantes digitais, para contextualizar o transumanismo é um movimento filosófico que defende o uso de tecnologia para aprimorar as capacidades humanas, em termos biológicos e prolongar a vida, é claro que só nesta linha poderíamos ficar debatendo sobre riscos e benefícios, porém este não é o foco desta News pois este tópico faz parte de um conjunto que vamos examinar e espero que possamos entender como tirar proveito positivo deste momento reforçando aspectos dentro dos nossos ambientes.
Como Entender as Trends como Design Biofílico, Minimalismo Caloroso, Dopamine Decor…
O Design Biofílico é um conjunto de conhecimentos que reconhece nossa necessidade de natureza e tenta copiar sua essência para nos tornar mais equilibrados. A ciência colabora nos mostrando resultados do quanto a natureza nos faz bem, como não podemos estar longe dos valores que ela oferece, afinal somos parte dela.
Se falamos em trazer para os ambientes as qualidades expressas ou subjacentes da natureza nos materiais, na forma, como copiar ou mimetizar padrões naturais, copiar a temperatura de cor da luz natural, tudo isso faz sentido pois somos parte desta natureza e ao respeitá-la, estamos respeitando a nossa saúde e bom funcionamento.

Três tendências, Design Biofílico, Minimalismo Caloroso e Dopamine Decor
Então vamos as trends, ou tendências, parece um pouco confuso falar em Minimalismo Caloroso pela simplicidade de formas, paleta de cores do minimalismo porém por que somar-se com aconchego caloroso? Dada a nossa necessidade humana, como viver sem os símbolos que confortam nosso emocional, que possam ressoar com a nossa natureza?
Não somos tão capazes de viver bem, com qualidade em ambientes adversos, quero citar duas pesquisas que vou deixar abaixo. Elas confirmam que as condições adversas são danosas e o conforto, produz efeitos mensuráveis em termos físicos/psicológicos no funcionamento humano dando suporte para compreensão dos limites da adaptação ao ambiente e a importância de vivermos em ambientes favoráveis.
“O ambiente deve oferecer os elementos para atender nossa biologia, fisiologia, mente e emoções, ser o guardião de nosso bem-estar e saúde nos provendo de modo certeiro”
O ambiente deve oferecer os elementos para atender nossa biologia, fisiologia, mente e emoções, ser o guardião de nosso bem-estar e saúde nos provendo de modo certeiro
Já a Dopamine Decor é uma tendencia que fala de tons vibrantes e contrastantes em um mesmo ambiente, para capitalizar a alegria, a energia.Ok, mas e o Estilo de Vida?
Acho muito apropriado trazer para a mesa, o “Slow Living”, que se baseia na desaceleração consciente para promover tranquilidade! Imagine se não estamos acelerados….
Bem como, a Àrea de Detox Digital, ou espaços livres de tecnologia capazes de auxiliar a reconexão.

Já se imaginou em um local sem WI FI?
Luxo Silêncioso ou Sustentável escolhas que privilegiam o que faz sentido para você, materiais naturais e sustentáveis.
Se juntamos as “Trends” de Design/Estilo com Estilo de Vida
Tudo faz sentido, há um anseio pulsante por se viver de modo mais satisfatório, onde o ambiente faça sentido na nossa natureza!
A Natureza humana, biológica, orgânica, analógica que devemos respeitar profundamente para termos saúde integral, viver plenamente e ter prosperidade em todos os campos da vida”
P
Entender que nossos ambientes são colaboradores e que precisam nos atender de fato, é um movimento perceptivo, olhe as tendências e o que estão expressando.
Saúde, Bem-Estar e Longevidade Não Saem de Moda
Nem o transumanismo será capaz de mudar nossa natureza. Claro será um “ruído” e tanto em nossa natureza e com efeitos imprevisíveis em termos de saúde e bem-estar, só para contexto, nossos órgãos tem frequências variáveis e personalizadas ao funcionamento de cada orgão, já o sinal digital tem frequência fixa, parece que se apresenta uma incompatibilidade já na base.
No meu ponto de vista, o ser humano é uma obra Divina e não precisa de nada para o aprimorar que já não esteja na essência da sua constituição primordial. O que precisamos é aprimorarmo-nos dia-a-dia, construir nossa rotina para podermos ser amanhã melhores do que hoje, com saúde e vitalidade, longevidade!
Como o nosso foco aqui é o ambiente, não devemos esperar, ou nos acomodar com ambientes disfuncionais que não nos atendem, que não nos compreendem em nossa necessidade e particularidade, que não ressoem com nosso emocional, memória e possa capitalizar o melhor em nós.
Pensando nisto, trago o BioNeuroFeng, carregado de vida nos conceitos de Biofilia, Neuroarquitetura, Feng Shui para que possamos neste período atual não nos afastarmos de nosso valor humano, seja nos aspectos mais profundos da nossa percepção, cognição, nos conectando com a natureza da qual somos, que reconhecemos e bem funcionamos, como parte e da tradição de olhar para o ambiente como uma entidade viva que colabora e nos ajuda a ter uma vida mais harmoniosa.

Soluções sob medida com BioNeuroFeng
Resumindo, não somos máquinas
Para viver bem precisamos não de luxo ou ostentação mas de escolhas certas, capazes de criar ambientes extremamente eficazes ressonantes comas nossas necessidades mentais e físicas, pois somos indivíduos únicos.
Trazendo a natureza para o ambiente interno, não de modo literal, mas na sua estruturação sutil que está na nossa memória ancestral, seja no Minimalismo Aconchegante ou mesmo no Maximalismo ou no Dopamine Decor, o que realmente importa é como usar o ambiente como um instrumento para viver mais e melhor.
Saber projetar, compor ambientes que nos ofereçam expêriencia sob medida, ajudando-nos a restaurar nosso equilíbrio e nos conduzindo para uma existência próspera em todos os sentidos, este é o ponto.
Projetar os ambientes de acordo com a nossa natureza vira o jogo, faz o placar ficar a seu favor.
Volto com força para o meu bordão: Transforme seu ambiente, transforme a sua vida!
E você como anda se relacionando com o seu ambiente?
Já tinha parado para pensar nisso?
Abraço com carinho e obrigada por fazer parte desta comunidade!

O Ebook QUARTO REGENERADOR pode harmonizar a sua natureza, link abaixo:
Referências de artigos científicos:
Experiments with isolation: Past, present, and future
Publicação: Human Physiology, 2019 - Springer
Autores: VI Gushchin, AG Vinokhodova, DV Komissarova
Effects of isolation and confinement on humans-implications for manned space explorations
Publicação: Journal of Applied Physiology, 2016
Autores: JI Pagel, A Choukèr
The psychology of isolated and confined environments: Understanding human behavior in Antarctica
Publicação: American Psychologist, 2003
Autor: LA Palinkas
Reply