Conheça o Menor Home Office que já Projetei

E os resultados surpreendentes deste micro home office (news 24)

Em um mundo onde o espaço é cada vez mais valorizado, um projeto se destacou pela sua singularidade: o menor ambiente de home office para projeto de interior que já criei.

Medindo apenas 1,77m de largura por 2,21m de comprimento, medidas surpreendentemente pequenas, totalizando a área de 3,91m². Como o ambiente já existia e o imóvel era novo, não havia qualquer inclinação a mexer em paredes para ampliá-lo.

Veja que não se trata de um móvel em um ambiente que sirva de Home-office e sim um ambiente com porta e janela com incrível metragem de menos de 4 metros quadrados.

Este espaço foi encomendado por uma advogada que precisava de um ambiente que pudesse portar suas atividades cotidianas, pois atendia em home office a maior parte da semana.

Fiquei pensando muito na rotina dela, como ler longamente em telas ou livros, por horas a fio.

Tarefas estressantes para os olhos, para o corpo e mente. Sabemos que tudo o que causa estresse prolongado atinge a saúde e bem-estar,  hoje e no futuro.

O grande desafio em cada projeto é prover o que é necessário e dotar o ambiente das qualidades  subjacentes, para que ele ofereça atmosfera promissoras para todas as potencialidades de quem vai habitar.

Ele deve fazer o mantenimento da saúde, bem-estar e longevidade. Até mesmo independentemente da cliente ter noção da profundidade do impacto deste ambiente sobre a vida dela. O fato é, não há ambiente neutro, ou ele ajuda ou ele atrapalha! 

Vem comigo para entender melhor.

Pequeno Espaço Multifuncional, Grande Desafio

Ao iniciar o projeto, o desafio era claro: como acomodar uma grande quantidade de livros, objetos de memória afetiva, violão, apostilas, além de garantir espaço para uma mesa de trabalho que suportasse dois computadores e ainda tivesse uma área para leitura fora da mesa? 

A resposta estava em criar um espaço inteligente e funcional, onde cada elemento tivesse seu lugar e propósito. Além de móveis que teriam que oferecer uma condição multitarefa, um espaço que valorizasse cada centímetro do ambiente fazendo-o parecer mais amplo.

A mesa de trabalho ficar em local de controle visual da entrada do espaço, isto garante sensação de segurança!

Um espaço que pudesse oferecer suporte para olhos cansados, alguma possibilidade de mudar de assento, pois a variabilidade de posição de trabalho é muito importante para a mente e corpo, ao mesmo tempo se sentir menos enclausurada em tão pequeno espaço e garantir iluminação confortável.

Paleta de cores suave

A Conexão com a Natureza e muito mais

Imagine uma pessoa que passa oito horas no mínimo em um ambiente tão pequeno, com os olhos na tela ou nos livros.

Uma das premissas do meu trabalho é trazer a natureza para dentro dos ambientes. Para isso, utilizei elementos que conectam-a ao exterior, nos quadros da parede, usei imagens que remetem à praia, ao verde, vasos, descontraindo assim a atmosfera do ambiente. Símbolos adequados, função do espaço, simbologia, cor, iluminação, ou seja tudinho feito com propósito e alinhado com o objetivo. 

Imagine o impacto deste ambiente de permanência prolongada para a cliente, como um redutor de estresse, melhoria da saúde e longevidade. Qualidade de vida e bem-estar não são, definitivamente, uma conquista aleatória!

A paleta de cores escolhida — verde suave, areia, branco e madeira — foi pensada para evocar a tranquilidade e o aconchego. As texturas de madeira média foram incorporadas para proporcionar aquele toque de abraço que todos nós desejamos em um espaço de trabalho.

A ambientação tem como exigência principal, diminuir o impacto de estresse, oferecer conforto e reduzir a tensão e desgaste físico-emocional.

Trabalhando com duas telas

Organização e Acessibilidade

As prateleiras altas foram projetadas para acomodar todos os livros, garantindo que cada um tivesse seu lugar especial. As apostilas ficam no armário baixo.

Para facilitar o acesso, incluí uma escada metálica móvel, para dar praticidade.

Essa solução inteligente garante que ela possa acessar seus livros de forma fácil e rápida, sem comprometer o espaço.

Além disto, indiquei suporte de computador para trabalhar em pé, fazendo assim pausa para refazer a estrutura física, relaxando a musculatura, trazendo novo fluxo de circulação sanguínea. São detalhes, porém, fazem enorme diferença.

Conforto, privacidade, sensação de segurança e atmosfera regeneradora

Um Espaço Pessoal

Além da funcionalidade, era vital que o home office refletisse um lugar com personalidade e pertencimento. 

Os objetos de memória afetiva foram cuidadosamente integrados ao design, criando um ambiente que não é apenas um local de trabalho, mas um verdadeiro refúgio. 

Cada detalhe foi pensado para que ela se sentisse em casa, mesmo em meio à rotina agitada, dá para sair da mesa e sentar-se para ler no puff lateral, trazendo nova percepção do espaço.

Para Concluirmos, Foco no Poder do Bom Design

Esse projeto é um exemplo perfeito de como o design pode transformar até os espaços mais desafiadores em ambientes inspiradores e funcionais. 

Acredito que nem a própria cliente tivesse a consciência do que o espaço poderia fazer de positivo na vida dela, naquela época!

O menor ambiente de home office que já projetei, não é apenas um espaço para trabalhar, mas um local que promove a criatividade, o conforto e a conexão com a natureza. 

Através do meu método, BioNeuroFeng, conseguimos criar um ambiente que não apenas atende às necessidades práticas do cliente, mas também nutre sua alma, com saúde e bem-estar.

Espero que essa história inspire você a ver o potencial em cada espaço, não importa quão pequeno ele seja. Afinal, o que importa é como funciona e com nos sentimos dentro dele.

Me conte o que achou deste projeto, adoro ouvir e deixe seu like!

Um abraço

Maitê

Vou te convidar para conhecer meus outros canais para você saber mais sobre a relação entre você e o ambiente:

Instagram: @maite.orsi_

YouTube: Curando Interiores por Maitê Orsi,

super recomendo meu video sobre estilos, clique no link:

Reply

or to participate.