A sua casa vai te levar aos cem?

Os efeitos do Design de Interiores na longevidade com qualidade de vida

Esta é uma reflexão para fazermos um raio X dos ambientes e que eles possam contribuir e fazer diferença na passagem do tempo! Afinal, é um luxo envelhecer, pois vida longa é um privilégio que nem todos podem ter.

Entender que podemos criar caminhos mais positivos e garantir resultados superiores através do ambiente é um belo desafio nessa época onde a superficialidade, desconexão e falta de compreensão de causa e efeito estão em alta. 

Refletir sobre o papel da natureza na rotina de qualidade foi um tema reavivado pelas pesquisas em neurociências e Design Biofílico e os efeitos sobre a qualidade de vida e saúde.

O BioNeuroFeng, como metodologia de diagnóstico e solução dos ambientes oferece um aprofundamento para a compreensão dos efeitos e respostas fisiológicas decorrentes do ambiente além de propor as soluções para correção do que está em desacordo.

Como o BioNeuroFeng é composto de vários conhecimentos que se entrelaçam e oferecem o olhar certeiro para o ambiente, criando um diagnóstico 360 graus, em vários níveis. Como se fosse um olhar de raio X.

O Ritmo Circadiano e a importância da luz - Respeitando o ritmo biológico

O ritmo circadiano é um marcador de ciclos, no caso o período claro e o período escuro, em período aproximado de 24 horas. 

Podemos dizer, dia e noite, no dia precisamos de disposição e atividade. A noite precisamos de relaxamento e descanso. 

O meio para o corpo lidar com as demandas específicas de cada período é sinalizado pela luz, a temperatura de cor da luz e a ausência de luz.

O corpo tem um aparato muito sofisticado e sensível para detectar a ocorrência externa mas não tem relógio! Se a luz errada está acontecendo a noite, o sono vai saltar pela janela!

O mecanismo de detecção chamam-se células ganglionares, no fundo da retina, ela não é visual ou cromática como os cones e bastonetes. Elas detectam a luz por serem foto-receptoras, a temperatura de cor da luz e transmitem esta informação ao NSQ ou núcleo supraquiasmático

Com a rotina de hoje, maior tempo de tela, cores de luz predominantemente azul, o ritmo circadiano ficou literalmente bagunçado. A insônia e distúrbios do sono estão se tornado expressivos, as pessoas recorrendo aos remédios tranquilizantes.

Neste item, a casa deve oferecer as condições e contribuir com hábitos positivos e curativos.

É fundamental vedar a entrada de luz urbana no quarto, pois a melatonina é o hormônio do escuro, corrigir temperatura e intensidade da luz, calibrar todos os itens para se ter o sono regenerador. Acredite ou não é um dos principais itens na rotina que melhora a imunidade, regula o metabolismo e eixo hormonal, a memória, desempenho físico e mental.

Já a luz do sol acorda, anima, libera cortisol!

Ambientes devem ser programados para causar determinados resultados

A importância das superfícies e os poderes inatos do corpo

A maioria sabe que pisar na terra ou na grama é extremamente salutar pois trocamos elétrons com a terra, recarregamos nossa bateria de energia harmônica.(grounding)

O piso tanto deve oferecer conforto, estabilidade e segurança porém ter um piso com certas irregularidades e se submeter a ele melhora a nossa resposta neural, equilíbrio e estabilidade.

O piso como um recurso terapêutico!

A pesquisa acadêmica tem demonstrado crescente interesse nos benefícios terapêuticos de superfícies texturizadas e pisos com variações estruturais para estimulação sensorial e reabilitação. 

Texturas no piso estimulam respostas endógenas, reações do corpo para a cura

O principio disso é estimular a auto cura, lembrando que a sola dos pés tem uma infinidade de terminações nervosas, ou pontos de Do In, usados para acupressão.

Estudos recentes revelam que elementos arquitetônicos com deformações controladas podem oferecer estímulos sensoriais benéficos para diferentes populações, especialmente em contextos de reabilitação e terapia.

O design ativo para aproveitar a atividade ao máximo, vitalidade em ação 

O Design ativo pode se manifestar de muitas maneiras e todas elas vão criar artifícios para te convencer de modo sutil a se movimentar, sair do ócio, porém de maneira convidativa e divertida.

Pode-se tornar uma escada mais atraente e divertida induzindo assim o uso frequente, criar espaços para atividade, mobiliário que permita variar o uso como as mesas de trabalho reguláveis para se usar em pé ou sentado.

Um lugar para a prática física, obtido de forma fácil como afastar alguns móveis ou um lugar dedicado a isso.

Ergonomia, em que medida o seu corpo se adapta 

Parece algo muito óbvio, mas as medidas e a escala dos móveis precisa ser muito adequada para que possamos cultivar boa postura, para preservar articulações, evitar lesão por esforço repetitivo.

A rotina postural é saúde, cuidar dela usando bons móveis, adequados ao perfil do usuário é um ótimo recurso.

Biofilia, não podemos deixar a natureza de fora

Definitivamente a natureza faz parte da nossa natureza e devemos, sempre procurar mimetizar sua composição, aparência, trazer cores naturais e assim, mesmo estando em ambientes internos, estaremos recebendo estímulos que nos harmonizam e acalmam.

Vamos falar das plantas, de modo simples podemos levar plantas para o interior.

Ambientes que harmonizam

A água que em movimento acalma, hidrata o ar e segundo pesquisas quando em movimento emana íons negativos que aumentam nossa saúde e vitalidade.

A escolha de materiais importa muito, escolher materiais que não poluam o ar interno com COV´s (Compostos orgânicos voláteis) que são altamente tóxicos como benzeno, tolueno, xileno, etc e o pior é que são voláteis mesmo sem a presença de altas temperaturas. Onde estão? Tintas e vernizes, painéis, alguns tipos de piso, é fundamental saber escolher. 

A opção por materiais naturais, como madeira natural, pedra, cerâmica, são muito bem-vinda.

Além disso a natureza nos expõe modos de interagir com o ambiente, por exemplo, as linhas orgânicas, espaços para refúgio estratégico que podemos criar em nosso ambiente e muito mais para aumentar a qualidade do habitat.

Aprofunde a comunicação com as pessoas queridas, bate-papo, reunião, conexão

Os espaços para receber, para compartilhar bate-papo, companhia e momentos agradáveis é fundamental!

Ambientes pensados para receber bem fazem diferença na vida de qualidade.

Esta é uma parte prazerosa, que estimula a que cria condições de expressão de hormônios e neurotransmissores que melhoram a saúde, imunidade e bem-estar.

Poderia citar aqui uma porção de normas e regulações porém preferi focar no estilo de vida que constrói saúde e bem-estar a longo prazo.

Estilo sustentável para o habitante e o habitat

Procurar um modo de habitar que ajuda o nosso desenvolvimento e progresso como pessoa melhor, com melhores resultados é um ponto que precisa deixar de ser negligenciado especialmente no momento atual.

A composição dos ambientes com materiais naturais e eco-amigáveis é uma prerrogativa necessária e pertinente,  além de tudo que conversamos neste texto eles vão nos trazer benefícios e auxiliar a promoção de bem-estar e saúde duradouro.

Por isso me dediquei e me debrucei em conhecimentos multidisciplinares para que o BioNeuroFeng pudesse responder estas questões abordadas e mais um conjunto enorme de outras, com o objetivo de tornar a vida mais feliz, harmoniosa e seus resultados consistentes e duradouros.

Então me conte, sua casa está sendo promotora de saúde, bem-estar para longevidade com qualidade?

Você pode começar pelo quarto! E ter um SONO REGENERADOR

Clique e adquira já o seu!

Um abraço carinhoso!

Maitê

Reply

or to participate.