A Reforma Urgente

As redes sociais, o algoritmo e nosso ambiente #News 48

Ontem estava lendo um artigo sobre neurociência, com foco nos efeitos que o rolar de tela do celular e as intermináveis horas que investimos nisso. Este ato automático está destruindo nossa memória, já que não há o estímulo na medida para transformar quase nada que vemos em memória de longo prazo, em conhecimento, em experiência relevante. Para se juntar a este efeito que pode ser desastroso no médio e longo prazo, o afastamento que causa a intensa vida virtual e redução da convívio presencial.

A rolagem infinita (ou "infinite scroll") é um conceito de design de interface que foi desenvolvido para a experiência do usuário em plataformas digitais, especialmente em mídias sociais. 

A ideia é permitir que o conteúdo carregue continuamente à medida que o usuário rola a página para baixo, sem a necessidade de clicar em botões para carregar mais conteúdo ou mudar de página. Aqui estão alguns dados e conceitos importantes sobre esse experimento de engenharia social: 

Impactos Psicológicos e Sociais: 

Efeito de Recompensa: A rolagem infinita pode ativar mecanismos de recompensa no cérebro, semelhantes aos vistos em jogos de azar, onde o usuário continua rolando na expectativa de encontrar conteúdo interessante.

Perda da Percepção do Tempo: Usuários podem perder a noção do tempo enquanto consomem conteúdo sem fim, o que pode levar a um uso excessivo das plataformas.

Aumento do Tempo de Tela: Estudos mostram que a rolagem infinita pode aumentar significativamente o tempo que os usuários passam em uma plataforma, o que é benéfico para empresas que dependem de receita de anúncios.

Sobrecarga de Informação: Pode levar a uma sobrecarga de informação, onde os usuários são bombardeados com mais conteúdo do que podem processar.

Rolagem infinita e perda da noção de tempo

Inspirada por este artigo que lí, trago a poesia que compus para você, com a reflexão de como nosso ambiente físico está no centro desta recuperação que precisamos fazer, para nos preservar e evitar o declínio cognitivo e preservar características da nossa humanidade!

“A reforma urgente”

Em um mundo saturado de informação sensorial

veloz e na maioria das vezes sem sentido

A memória indo pelo ralo e o contato humano por um fio

O vício de dopamina barata embalado pelo giro da nova roleta, 

o rolar da tela

Crise por todos os lados, falta chão, falta ar

sobra nervosismo e ansiedade

cortisol e adrenalina

Já é tempo de revisitar, readotar, relembrar 

O que?

Reuniões calorosas começando consigo, 

livros, pausa nutritiva, memórias preciosas, 

natureza, sono de qualidade, religar a fé

vínculos verdadeiros e duradouros

Enfim, aceitar e respeitar nossa natureza

Peneirar o que faz bem para sobreviver e

sobrepujar tudo que nos subtrai! 

O nosso ambiente nunca foi um mero cenário e 

nosso relacionamento com ele, a chave!

Nunca foi tão raso como a tal “máquina de morar

Ele é um agente, não aquele, o artificial

Mas executa tarefa como modular o humor, 

emoção, ação e decisão

Ambiente real sob medida, chave para viver melhor, 

para abrir portas do que é real, nutritivo, criativo, humano, 

pleno e próspero em todos os sentidos

A casa como refúgio em primeiro lugar 

Urge neste momento, começar!

Ambiente e nosso equilíbrio emocional

Vamos? Reformar para transformar, usando os pilares de conhecimento do BioNeuroFeng aplicados às suas necessidades, particularidades e preferencias? Curando interiores, o BioNeuroFeng transforma ambientes que transformam vidas!

Quero dizer que se você rotineiramente fica ansiosa, nervosa, o ambiente pode estar contribuindo muito para isso. Ou desanimado, sem energia, além de dormir mal, alimentar hábitos ruins na sua alimentação, inatividade e vai por aí afora.

O ambiente pode te ajudar.

Ambientes restauradores e sob medida serão uma necessidade básica para se preservar a sanidade, bem-estar e características humanas que nos trouxeram até aqui, em todas essas rápidas mudanças de contexto e situações alarmantes que os jornais nos trazem.

Esta News poderia estar abordando também memória afetiva, wayfinding, a consolidação da memória, neurotransmissores e mais, porém vamos falar mais sobre estes assuntos nas próximas edições.

Seguindo este fio, quero indicar um filme que aborda o tema, vale muito assistir, lançado em 2006, “Terra de Idiotas”, (titulo em inglês: (Idiocracy), está na Prime Vídeo e o documentário, Dilema das redes.

Quero muito te ouvir, qual é a sua opinião sobre o tema, sobre o futuro e ambiente?

Abraço com carinho

Maitê

Veja as formas de você apoiar meu trabalho, abaixo tem todos os links:

Se inscrever no canal do YouTube: 

Adquirir o E-book Guia Completo de Cores:  

E se Inscrever na minha Mentoria e seja mestre dos ambientes:  

Reply

or to participate.